Breve contextualização: psicoterapia infantil

 

A psicoterapia infantil é uma prática da psicologia que trabalha com o objetivo de favorecer o bem estar e a qualidade de vida da criança e de sua família. Essa prática também visa à redução de dificuldades já instaladas na família e na criança, bem como na prevenção de novos problemas familiares e infantis.

Durante o atendimento à criança, o terapeuta infantil usa estratégias lúdicas como histórias, desenhos, colagens, pinturas, jogos, de acordo com a idade da criança, para criar um ambiente no qual ela se sinta à vontade. Por meio dessas atividades, o terapeuta tem oportunidade de conhecer melhor a criança, seus pensamentos, sentimentos e comportamentos.

Isso acontece quando é identificado na criança algum comportamento que foge do contexto nas quais pais e professores julgam não muito usuais. Tais comportamentos podem estar relacionados como comportamento de bater, morder, chutar objetos ou pessoas, mentir em excesso. Há também uma preocupação no contexto familiar quando os pais identificam no filho aspectos que impossibilitam o filho em fazer e/ou manter amigos, é muito tímido ou demonstra constantemente estar triste. As crianças que adoecem muito, que não obedecem aos pais, aquelas que têm dificuldades de aprendizagem e até mesmo de atenção, também podem ser conduzida para a psicoterapia infantil. A terapia promove o exercício da observação do comportamento, para que os pais possam identificar se os comportamentos dos seus filhos são adaptativos ou não. Ao longo do processo psicoterápico, os pais aprendem a identificar as dificuldades de seus filhos e também suas potencialidades. O terapeuta conduz os pais na discussão das expectativas a cerca dos comportamentos e dos sentimentos de seus filhos.

Alguns acontecimentos como a morte ou o adoecimento de algum membro da família, a separação dos pais, o casamento de um dos pais, o nascimento de um irmão, a mudança de cidade ou de escola, ter sofrido ou presenciado algum tipo de violência, influenciam a saúde psicológica da criança, que muitas vezes precisa de ajuda para identificar e compreender seus sentimentos e pensamentos sobre esses episódios marcantes de sua vida. A terapia infantil, portanto, é um momento, no qual a criança é acolhida e ouvida, podendo expressar seu universo privado e aprender maneiras adaptativas de comunicar sentimentos como raiva, saudade, tristeza, frustração, medo, ansiedade e amor. A participação dos pais é fundamental no processo terapêutico. O propósito da terapia é, muitas vezes, fornecer conhecimento e repertório comportamental aos pais, para que eles possam participar e melhorar ativamente sua interação, reconhecer o poder de sua responsabilidade diante da educação ofertada para seus filhos. 

 

Texto publicado no Jornal A Comarca de Mogi Mirim -Ano 2016